quarta-feira, 26 de maio de 2010
sexta-feira, 21 de maio de 2010
segunda-feira, 17 de maio de 2010
segunda-feira, 10 de maio de 2010
sábado, 8 de maio de 2010
Kilometro Zero - Curdos e sua Arabalização Iraquiana


Acabei de assitir " kilometro zero", dirigido por Hiner Sallem, curdo convicto, e defensor de várias causas de seu povo. O Filme se ambienta em fevereiro de 1988, em plena guerra Irã/Iraque, Ako, um jovem curdo, obrigado a se alistar no exército de Saddam Hussein, sonha fugir do país. Mas sua mulher, Selma, não quer deixar o pai. Na frente de combate, Ako considera uma sorte quando é destacado para levar o corpo de um soldado morto de volta para a família. Porém, o motorista que o leva é um árabe que odeia os curdos. A dupla de rivais terá de fazer uma longa viagem pelas terras do Iraque, em que suas profundas diferenças virão à tona, especialmente ao enfrentar as contradições de um país destroçado pela guerra.
Não dá para assistir ao filme sem ficar curioso e tocado. Não que seja um Drama desses de chorar, passa longe disso, mas sim por que não dá para ver o filme sem pensar ou se perguntar " quem são esses curdos? e por que são tão detestados por Arabes, Turcos e Sirios? Não sei se chegam a serem " detestados" , mas sempre que ouço falar no povo curdo, sempre é um envolvimento de massacre ou guerra.
Não me contentei, e acabando o filme fui fazer uma pequena pesquisa. Claro, como tudo no oriente médio, o povo curdo já existe dos Carduchi a 4000 a.c , e vem de lá com sua história de guerras e conquistas, derrotas e verdadeira dissolução de cultura. Se os judeus fazem toda essa publicidade porque eram um grupo étnico sem nação, e tomaram a força o que hoje é Israel, os Curdos ainda não tem nacionalidade. Por volta de 1920 um tratado previa sua nacionalidade, ou seja, a criação da nação Curda, mas não foi colocado em prática. Por que? Os curdos vivem em uma região montanhosa que confere partes da Turquia, Siria, Irâ, Iraque , Arzebaijam e Armenia. Ou seja, está espalhado em terras que ninguém quer abrir mão. A grande maioria dos Curdos se encontram na Turquia, sendo quase 20% da população de 70 milhoes de habitantes. NO decorrer do século passado, o governo turco trabalhou muito para suprimir a cultura curda, com limitações reais de ensino da lingua e divulgação cultural. Após uma intervenção da ONU, as coisas melhoraram , se pode dizer isso, já que eles ganharam 5 horas semanais de programa de rádio na lingua curda e muito menos que isso na Televisão, além de se poder ensinar a lingua curda em escolas, mas apenas particulares.
A coisa pega fogo quando a curda Leyla Zana, eleita ao Parlamento Curdo vai presa por se manifestar em curdo , e é chamada de " separatista " e " terrorista" .
Atualmente , o partido curdo de maior força na região é também considerado uma organização terrorista pela ONU, e são várias as acusaçãoes e fatos que os levam a isso, e que levou o exercito Turco declarar guerra aberta em 1999 ao Partido , em combates ao sudeste da Turquia. Toda a região sobre com isso, sendo os vilarejos hora suprimidos pelo exercito, hora pelo partido.
No iraque, a coisa foi mais intensa, quando Saddam resolveu acabar com os curdos para promovar a arabalização do Iraque, matou milhares ( 185 mil ) com armas quimicas e espalhou os outros por todo o Iraque, sendo eles tratados como sub-raça por todo o tempo que o regime de Saddam durou. A maior cidade curda ao norte do Iraque, Mosul, com quase 1 milhão e meio de habitantes, recebeu as tropas americanas com muita festa e glória,sendo libertados do regime.
Ainda consegui encontrar a história curda na Siria e Irâ, onde a participação é importante e vale a pena se ter conhecimento.
Resolvo parcialmente o meu problema de curiosidade. Como pretendo viajar á Turquia em breve, agora não me limitarei a cidades como Istambul, Ancara e Oludeniz, terei que viajar, provavelmente de onibus para o sudeste e conhecer mais sobre os Curdos, e depois disso, quem sabe, ter uma opinião mais completa......ou não.
Mas, confiram o filme " kilometro Zero" ,de Hiner Sallem, é um filme que vale a pena, nos faz pensar, além da bela fotografia.
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Pinturas de Luz





OPa!! banal? feito e refeito e desfeito? não sei. Mas as vezes encontramos alguns trabalhos ou artistas que consegue " refinar' uma coisa banalizada.
Quando se conheceram, Cenci Goepel era pintor e Jens Warnecke cineasta de animação. Logo no início descobriram as subtilezas da luz, especialmente à noite, que afinal é mais luminosa do que aparenta ser. Depois do olhar se habituar à escuridão, há paisagens surpreendentes de brilhos, cores e contrastes para explorar e fotografar.
Ou seja, eles enxergam de forma diferente a escuridão.
Quanto á técnica, não sei, mas se o resultado é a reflexão sobre as várias possibilidades da ausência de luz com a interferencia de uma ponto de luz, momentânea e extremamente frágil, excelente trabalho.
Enxergo isso com a cegueira necessária para a ruptura da composição como a vemos e como devemos ve-la.
confiram no site o portifólio completo, e apreciem boas imagens.
http://www.lightmark.de/index.html
segunda-feira, 3 de maio de 2010
1º de maio, dia de voo na cordilheira..
OPa !! O final de semana deu voo. Isso é bom! estava precisando fazer um voo melhor que um preguinho, não que os pregos sejam ruins, mas sim que sempre queremos mais...rs
confira!!
porque esperar o onibus não precisa ser chato..









Opa!!
Ainda na Faculdade de arquitetura, eu apresentei um projeto de ponto de onibus que visava maior integração com o espaço que estaria instalado. dessa forma, essas paradas teriam identidade forte , e poderiam inclusive ser divertidas ou coisa do tipo. A idéia era deixar menos " chato" a coisa de esperar o transporte.
Confiram ai algumas aplicações que achei na famosa " navegação de pesquisa" ..rs
ALCATRAZ HOTEL...pense!!!





Opa!!
Não pude deixar que compartilhar isso. Alcatraz Hotel é um hotel que foi inaugurado em maio de 2007, com 57 quartos disponiveis para Hospedagem na cidade de Kaiserslautern, Austria. Até ai tudo bem. Mas a coisa toda é ainda mais interessante quando se percebe que os 57 quartos são pequenos, com grades, portas blindadas e o banheiro é dentro do quarto. Isso não é " fake" , na verdade, o Hotel é uma reforma de uma edificação de 1867 que sim, era a penitenciária da cidade. O projeto de reforma pretendia transformar o minimo possivel a estrutura da prisão, principalmente quando se trata das acomodações, e essa é a " experiencia" que o Hotel quer proporcionar, com a simples vantagem que você pode sair da cela quando quiser....claro!
Tá!! Não basta estarmos presos em uma situação de insegurança geral, presos dentro de nossas casas com medo de assalto, ou no trabalho com medo de não conseguir pagar as contas, ou a mulher já não mais tão amada assim, ou á aquelas gordurinhas que nos aprisionam os pensamentos incrédulos de uma alto estima baixa, vamos então experimentar uma prisão de verdade???...To fora!
vale lembrar que isso é na Austria, e posso dizer por experiencia, que nesse pais é tudo muito limpo e organizado, polido e educado, consciente e maduro. Nossa!! é quase perfeito ( se não fossem os muitos cocos de pombos sobre a estatua de Beethoven ..argh!!). E acredito mesmo que eles não precisaram fazer grandes reformas para chegar ao resultado de hoje.
Agoooora, vamos pensar nessa mesma idéia para o Brasil, transformando a demolida Carandiru, com sua áurea fantástica de formada pelos mais preciosos humanos que já conhecemos, com uma estrutura ruida, sem higiene, colchôes queimados, e algum cheiro de morte no ar.....não dá não!!!
prefiro ficar longe disso, inclusive longe do Alcatraz Hotel também, pretendo ter muitas experiencias em minha vida,mas para essa, passo minha vez...bah!
Assinar:
Comentários (Atom)
